quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festa das Etnias

A região sul catarinense é caracterizada pela formação de etnias específicas ( italianos, alemães, poloneses, portugueses, negros, árabes e espanhóis), reunindo quase todas as colonizações do Estado do Brasil, mantendo marcante as tradições , através das associações étnicas, grupos folclóricos e festas populares, entre elas, a Festa das Etnias, antes denominada Quermesse de Tradição e Cultura, que é realizada há dezenove anos consecutivos. Além de integrar as etnias e toda a comunidade Sul Catarinense, movimenta um grande contingente de público, até então, basicamente, da população de Criciúma e municípios adjacentes, que possui cerca de 800.000 habitantes.
A festa constitui-se num festival gastronômico e cultural, com shows folclóricos nacionais/internacionais (dança e música), restaurantes e barracas de comidas e bebidas típicas, exposição e comercialização de trabalhos artesanais, exposição de fotos e peças históricas. Recebendo num período de 9 dias, aproximadamente 20.000 pessoas/noite.
A XX Festa das Etnias de 2008 aconteceu nos dias 05 a 13 de setembro, no Pavilhão de Exposição José Ijair Conte, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, contando com uma grande participação de todo publico local e de outras cidades. Em 2009 continuará disponibilizando espaços previamente planejados para que todos os municípios da AMREC (Associação dos Municípios da região Carbonífera) possam instalar-se, mostrando seu potencial turístico, gastronômico e cultural, aumentando continuamente a integração intermunicipal, resultando em maior força e reconhecimento.
A Festa das Etnias, possuem por objetivos principais, fomentar o turismo de eventos no sul do Estado de Santa Catarina; dar continuidade à maior festa temática do sul catarinense e uma das maiores do Estado; integrar e manter as tradições das sete etnias formadoras do município de Criciúma; complementar e antecipar o círculo das festas Catarinenses que acontecem em Blumenau, Brusque, Itajaí, Florianópolis e outros municípios; tornar-se um marco no calendário cultural e turístico do Mercosul.

Em(http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://www.atribunanet.com/image/c3JjPWltYWdlbnMvbm90aWNpYXMvbm90aWNpYV82OTE2MS5qcGcmc2VjdXJlPXtidXJufQ%3D%3D.jpg&imgrefurl=http://www.atribunanet.com/noticia/tudo-pronto-para-o-inicio-da-festa-das-etnias-69161&usg=__PY-vAiEFs7coOaNDqCz4SwVXld8=&h=396&w=596&sz=46&hl=pt-BR&start=17&sig2=0trvklmgiut_kwuTLvG4ig&zoom=1&tbnid=_Uu3KLAMrl1VMM:&tbnh=90&tbnw=135&ei=IX7HT9WvDqnW0QGpg9XSDw&itbs=1)acessado em: 31/05/2012
Em(http://onlinechicorodrigues.blogspot.com.br/2009/09/ta-rolando-uma-das-maiores-festas.html)acessado em:31/05/2012

                                                                             autores:Sabrina Moraes e José Augusto.

2 comentários:

  1. Qual é a vegetação de Criciúma?
    Qual é o clima de Criciúma?
    Qual é a principal riqueza de Criciúma?

    Graziele e Karolin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vegetação de Criciúma é a Mata Atlântica.
      O clima de Criciúma é Subtropical.
      Criciúma é rica em cultura e recursos naturais.



      José Augusto e Sabrina Moraes

      Excluir