quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festa das Etnias

A região sul catarinense é caracterizada pela formação de etnias específicas ( italianos, alemães, poloneses, portugueses, negros, árabes e espanhóis), reunindo quase todas as colonizações do Estado do Brasil, mantendo marcante as tradições , através das associações étnicas, grupos folclóricos e festas populares, entre elas, a Festa das Etnias, antes denominada Quermesse de Tradição e Cultura, que é realizada há dezenove anos consecutivos. Além de integrar as etnias e toda a comunidade Sul Catarinense, movimenta um grande contingente de público, até então, basicamente, da população de Criciúma e municípios adjacentes, que possui cerca de 800.000 habitantes.
A festa constitui-se num festival gastronômico e cultural, com shows folclóricos nacionais/internacionais (dança e música), restaurantes e barracas de comidas e bebidas típicas, exposição e comercialização de trabalhos artesanais, exposição de fotos e peças históricas. Recebendo num período de 9 dias, aproximadamente 20.000 pessoas/noite.
A XX Festa das Etnias de 2008 aconteceu nos dias 05 a 13 de setembro, no Pavilhão de Exposição José Ijair Conte, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, contando com uma grande participação de todo publico local e de outras cidades. Em 2009 continuará disponibilizando espaços previamente planejados para que todos os municípios da AMREC (Associação dos Municípios da região Carbonífera) possam instalar-se, mostrando seu potencial turístico, gastronômico e cultural, aumentando continuamente a integração intermunicipal, resultando em maior força e reconhecimento.
A Festa das Etnias, possuem por objetivos principais, fomentar o turismo de eventos no sul do Estado de Santa Catarina; dar continuidade à maior festa temática do sul catarinense e uma das maiores do Estado; integrar e manter as tradições das sete etnias formadoras do município de Criciúma; complementar e antecipar o círculo das festas Catarinenses que acontecem em Blumenau, Brusque, Itajaí, Florianópolis e outros municípios; tornar-se um marco no calendário cultural e turístico do Mercosul.

Em(http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://www.atribunanet.com/image/c3JjPWltYWdlbnMvbm90aWNpYXMvbm90aWNpYV82OTE2MS5qcGcmc2VjdXJlPXtidXJufQ%3D%3D.jpg&imgrefurl=http://www.atribunanet.com/noticia/tudo-pronto-para-o-inicio-da-festa-das-etnias-69161&usg=__PY-vAiEFs7coOaNDqCz4SwVXld8=&h=396&w=596&sz=46&hl=pt-BR&start=17&sig2=0trvklmgiut_kwuTLvG4ig&zoom=1&tbnid=_Uu3KLAMrl1VMM:&tbnh=90&tbnw=135&ei=IX7HT9WvDqnW0QGpg9XSDw&itbs=1)acessado em: 31/05/2012
Em(http://onlinechicorodrigues.blogspot.com.br/2009/09/ta-rolando-uma-das-maiores-festas.html)acessado em:31/05/2012

                                                                             autores:Sabrina Moraes e José Augusto.
Praça Nereu Ramos
Nos primeiros tempos tínhamos ali o campo de futebol do Mampituba Futebol Clube e o local destinado ao "estacionamento" de carroças e aranhas. Em 1930 o prefeito Cincinato Naspolini desapropriou a área e ali construiu a Praça Nereu Ramos, um dos ícones da cidade.

Praça do Congresso
Em 1946, Criciúma sediou o Congresso Eucarístico Diocesano. Desde então o local onde concentraram-se as celebrações do evento passou a ser chamado de Praça do Congresso.

Hoje o espaço oferece parque infantil, academia de ginástica, farta arborização, lagos com animais e os bustos do Sr. Aníbal Alves Bastos (ligado ao carvão) e Addo Caldas Faraco (três vezes prefeito do Município).

Paço Municipal
Inaugurado em 1980, durante as comemorações do centenário em Criciúma, o Paço Municipal, sede do Poder Executivo do Município, faz parte do Parque Centenário, que concentra, também o Memorial Dino Gorini e o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski (composto pelo Centro Cultural Santos Guglielme, Centro Esportivo Olavo de Assis Sartori e Pavilhão de Exposições Jose Ijair Conti.

Em: (http://hoteis-e-pousadas.hagah.com.br/especial/sc/turismo-sc/19,0,3445774,Conheca-os-principais-pontos-turisticos-de-Criciuma.html). Acesso em: 31/05/2012

Autores: Everton Aparecido Mendes e Maicon Douglas Laguna Pereira

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como Tudo Começou

                                                                  
                                          História

O nome Criciúma deriva de uma gramínea brasileira (Criciúma asymmetrica, que é aparentada com a Chusquea ramosissima), que aparenta um bambu e era bastante encontrada na região. No idioma indígena local, o nome Criciúma corresponde a "taquara pequena".Ela foi Fundada por Italianos.
Em meados do século XVIII, o governo imperial cede ao nobre Jerônimo de Castro a concessão de sesmaria, com o intuito de desenvolver a agricultura, a criação de gado e, mais tarde, o extrativismo vegetal e, ao mesmo tempo, povoar e colonizar o território. A gleba ficava onde hoje situa-se o município de Urussanga, e nela achava-se incluído o atual território de Criciúma. Durante muitos anos, porém, a região permaneceu desabitada, não tendo recebido colonizadores para o desbravamento da região.
A fundação de Criciúma aconteceu somente no final do século XIX, durante o ciclo da imigração europeia.
A data de 6 de janeiro de 1880 é considerada como aquela da fundação e início da colonização do município, com a chegada das primeiras famílias de italianos provenientes da região do Vêneto  norte da Itália. Eram um total de 22 famílias, que somavam 141 pessoas.
Esses imigrantes, apesar de encontrarem inúmeras dificuldades, foram responsáveis por desbravar a região, construindo casas, estradas e escolas e tendo no princípio a agricultura como principal atividade econômica.
Em 1890, chegam a região imigrantes alemães e poloneses, que junto aos italianos, e também aos descendentes de portugueses oriundos da região de Laguna, contribuem de forma decisiva no desenvolvimento do município.
Em 1913, tem início o ciclo do carvão, com a descoberta das primeiras jazidas do minério. Este fato foi o grande propulsor do desenvolvimento econômico do município, gerando empregos e atraindo investimentos, tendo seu auge entre as décadas de 1940 a 1970. Durante este período, Criciúma ficou conhecida como a “Capital Brasileira do Carvão”.

                                                                    Cultura

Academia Criciumense de Letras


A Academia Criciumense de Letras foi criada no dia 14 de novembro de 1997, em solenidade realizada no Teatro Municipal Elias Angeloni, com a presença de vinte e cinco acadêmicos. Localiza-se no Centro Cultural Jorge Zanatta. Hoje, consolidada na cultura regional, é responsável pela organização do maior concurso literário de Santa Catarina: o Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras.
Desde 1998 a academia publica anualmente sua revista acadêmica, contendo as obras vencedoras de seu concurso literário, além de trabalhos escritos pelos próprios acadêmicos.
Para a criação de sua logomarca foi realizado um concurso público, que teve como vencedor Drayton Ignacio da Silva Junior, um designer conhecido e respeitado na região. Trata-se do desenho do bico de uma caneta, em preto, com os 4 blocos diagonais, no seu interior, em branco, que é o símbolo da cidade de Criciúma.

Em (http://pt.wikipedia.org/wiki/Crici%C3%BAma). Acessado:17/05/2012.
Em (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bandeira_criciuma.jpg). Acesso: 17/05/2012.

  Autores:Sabrina Moraes e  José Augusto.                      

Características Gerais de Criciúma

                                                  Capital do Carvão

Localização: Criciúma é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina.


Fundação: 6 de Janeiro de 1880(132 anos)


Área: 235,628 Km


População:193 988 hab


Clima: subtropical 


Limites com: Sinderópoles,Cocal do Sul,Morro da Fumaça,Maracajá,Araranguá,Nova Veneza,Forquilhinha e Icara


Prefeitura: Clésio Salvaro (PSDB)(2009–2012)

PIB: R$ 2 791 692,467 mil

                                                                                    Autores: Maicon Douglas Laguna Pereira e Everton Aparecido Mendes